Notícias

A importância da avaliação do imóvel.

A avaliação do imóvel de acordo com a realidade do mercado é importante seja para você vender seu imóvel, alugar ou permutar. São muitos os fatores que influenciam um corretor de imóveis para fazer a avaliação do imóvel.

É comentado por todos os valores praticados nos imóveis em nossa cidade e região, muitas vezes com alguns imóveis que os preços não condizem com a realidade do mercado e ou até do próprio imóvel.
A avaliação do imóvel de acordo com a realidade do mercado é importante seja para você vender seu imóvel, alugar ou permutar. São muitos os fatores que influenciam um corretor de imóveis para fazer a avaliação do imóvel, quando a situação for um terreno é observado: potencial comercial do imóvel, potencial construtivo, localização, entre outros. Quando a situação for uma residência, além dos fatores supra mencionados com relação ao terreno, são verificados acabamentos, detalhes da construção, idade da construção, documentos, entre outros detalhes. Para apartamentos, além dos móveis, orientação solar, pavimento que o imóvel está localizado, vagas de garagem, acabamentos, entre outros detalhes.
Nas transações imobiliárias, o corretor de imóveis pode emitir um laudo de avaliação, parecer opinativo de comercialização ou declaração de valor do imóvel. A avaliação antes de qualquer transação imobiliária é muito importante, para que seja realmente sancionada por um profissional o valor do imóvel para sua comercialização no mercado, evitando preços surreais nas transações imobiliárias.

Embora pouco conhecido pela população em geral, há ainda o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológia (PTAM), o corretor de imóveis que realiza este trabalho deve estar devidamente cadastrado no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI), o qual pode ser consultado através do site e portal do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

A Resolução – COFECI N° 1.066/2007 define por Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica – PTAM – o documento elaborado por corretor de imóveis no qual é apresentada, com base em critérios técnicos, análise de mercado com vistas à determinação do valor de comercialização de um imóvel, judicial ou extrajudicialmente.

O perito analisa banco de dados do registro de imóveis, levanta provas sobre imóveis comercializados no entorno do imóvel à ser avaliado, entre outros procedimentos necessários para chegar ao valor.

O PTAM é amplamente utilizado, principalmente por bancos e pela justiça. As instituições financeiras utilizam este instrumento em operações de concessão de crédito e financiamento, no ajuizamento de seguros, e também utilizado para avaliação de patrimônios de órgãos públicos e empresas privadas.
A Justiça utiliza muitas vezes o PTAM como ferramenta em processos litigiosos de herança, divórcio, separação de sociedade comercial, revisionais de aluguel, entre outros. O corretor de imóveis inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários – CNAI tem direito à utilização do selo certificador no Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica. O selo certificador é fornecido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI para afixação em cada PTAM.

Desta forma, tanto o comprador como o vendedor, terão a certeza de que estão negociando o imóvel o mais próximo possível da realidade de mercado, para que ambos tenham tranquilidade para finalizar o negócio e a certeza de que estão fazendo um excelente negócio.

O núcleo imobiliário da ACIN, possui entre seus associados 09 (nove) peritos avaliadores devidamente cadastrados no CNAI – Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis.

O núcleo imobiliário é a união de imobiliárias associadas a ACIN, e buscamos juntos a melhoria constante dos processos inerentes ao mercado imobiliário da nossa cidade, fomentando parcerias sadias. “Promover o fortalecimento da classe, o desenvolvimento e a estruturação do mercado imobiliário local, através da busca de soluções inovadoras e da profissionalização do setor, agindo com ética e respeito ao cliente e ao meio ambiente.” Marlon Baumgartner – Coordenador do Núcleo Imobiliário da ACIN