Notícias

Mercado imobiliário bate recorde em Navegantes

O mercado imobiliário de Navegantes vem ganhando força e se consolidando como mola propulsora da economia da cidade. Este é o diagnóstico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita, que expõe números que justificam a análise.

Dados da própria secretaria demonstram um forte crescimento de transações imobiliárias Entre 1º de janeiro e 10 de julho deste ano, foram 1370 processos para a geração do Imposto sobre a Transmissão de Bens Intervivos (ITBI), frente a 925 no mesmo período do ano anterior, totalizando um crescimento de 48,1%.

Além do crescimento no número de transações, há uma elevação no preço médio declarado. A receita do imposto cresceu 140,35% no mesmo período, passando de R$ 2.468.408,38, em 2020, para R$ 5.932.885,04, em 2021.

A confiança em Navegantes se espraia na melhoria de vida na cidade. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, divulgado em maio, aponta para a geração positiva de 204 novos empregos com carteira assinada na construção civil nos últimos 12 meses, após o início da pandemia. No fim de maio deste ano, o município contava com 1043 trabalhadores formalizados no setor, um crescimento de 24,3% em 12 meses.

Para o secretário Rodrigo Silveira, os números são apenas o início de um grande ciclo de crescimento. “A melhoria do cenário econômico está sendo acompanhada de uma série de medidas de desburocratização e simplificação de processos na Prefeitura, principalmente no que concerne à atração de empresas e aprovação de projetos de construção. É um trabalho integrado de várias secretarias com o único objetivo de tornar a cidade atrativa. As perspectivas são de aceleração ainda mais forte da construção civil na cidade com os empreendimentos que já tiveram projetos aprovados ou estão em fase final de tramitação”, finaliza.

Fonte: Secom PMN

Fotos: AB+ Drones