Notícias

Navegantes e o mercado imobiliário. Apesar da crise o setor continua avançando.

O mercado imobiliário é forte em toda a nossa região, acredita-se que um bom plano diretor vislumbrando o futuro da cidade para um crescimento com maior mobilidade, segurança e conforto são fatores importantes para consolidar a busca de uma melhor qualidade de vida na área urbana.

Empreendimentos:

A Expansão imobiliária em Navegantes-SC, e a facilitação do crédito por parte das cosntrutoras potencializam constantes projetos imobiliários em nossa cidade. Mais precisamente no bairro Gravatá e no Centro de nossa cidade, há lançamentos com parcelamentos direto com a construtora e com possibilidades de negociações com permuta de imóveis como parte de pagamento.

A verticalização em nossa cidade é uma constante, com a população buscando muitas vezes, mais praticidade no dia-a-dia e segurança que os edifícios oferecem, além de conforto e áreas de lazer, o que hoje é comum em novos lançamentos de nossa cidade. Um dos desafios enfrentados por estes construtores muitas vezes estão vinculados a órgãos públicos que não possuem agilidade nos processos, o que acaba de certo modo deixando os processos mais onerosos desde a transferência do bem para a construtora, aprovação dos projetos e por fim a incorporação do mesmo.

Acredita-se que após as definições sobre o nosso novo plano diretor, que por hora vem sendo discutido, estes órgãos envolvidos nestes processos anteriormente supra mencionados estejam mais alinhados e providos de sustentações para que o mercado continue motivado e expandindo.

Galpões e Áreas

Apesar do mercado estar de certo modo arredio, grandes investimentos ainda ocorrem em nossa cidade com relação ao mercado de locação e venda de grandes áreas industriais e galpões. Este mercado é afetado pela crise com relação a financiamentos pelo BNDES e outras instituições, porém, nós ainda gozamos de procura de investidores de todo o país para investimentos em áreas e galpões para grandes centros logísticos em nossa região. Navegantes mantém seu crescimento e procura devido aos investimentos que a PORTONAVE tem feito e demais empresas, e isto vem de encontro com oportunidades para instalações de novas indústrias e empresas em nossa cidade.

Casas

O mercado de compra, venda de casas com certeza é um dos mais afetados na nossa cidade em virtude do cenário econômico. Apesar de grande parte buscar apartamentos atualmente, há sim um grande grupo de pessoas que preferem uma casa pronta ou terreno para construção de sua casa. Atualmente muitas pessoas hoje buscam os financiamentos bancários para compra da sua casa e isto tem sido uma dificuldade em nossa cidade.  Em Navegantes, muitas casas foram construídas e não foram averbadas, ou seja, não constam na matrícula do imóvel, no caso terreno, que há uma edificação em alvenaria, bem como demais aprovações dos órgãos públicos, seja Prefeitura Municipal, Bombeiros ou FUMAN (Fundação do Meio Ambiente de Navegantes) e o registro destes documentos no Ofício de Registro de Imóveis, que irá incluir todos os dados inerentes na matrícula do referido imóvel. Sendo assim muitas casas deixam de ser comercializadas pois o proprietário não tem o interesse em regularizar a matrícula do seu imóvel para a venda.

Considerações finais

O mercado imobiliário é forte em toda a nossa região, acredita-se que um bom plano diretor vislumbrando o futuro da cidade para um crescimento com maior mobilidade, segurança e conforto são fatores importantes para consolidar a busca de uma melhor qualidade de vida na área urbana. Esperamos que o poder público e o privado unam forças buscando um interesse mútuo e fomentando novos negócios e oportunidades para nossa cidade, onde possamos angariar mais elogios à nossa região, à nossa cidade de Navegantes que ainda tem muito à se desenvolver.

O núcleo imobiliário é a união de imobiliárias associadas a ACIN, e buscamos juntos a melhoria constante dos processos inerentes ao mercado imobiliário da nossa cidade, fomentando parcerias sadias com a Prefeitura Municipal, Ofício de Registro de Imóveis e sistema financeiro habitacional.

“Promover o fortalecimento da classe, o desenvolvimento e a estruturação do mercado imobiliário local, através da busca de soluções inovadoras e da profissionalização do setor, agindo com ética e respeito ao cliente e ao meio ambiente.” Marlon Baumgartner – Coordenador do Núcleo Imobiliário da ACIN